25.7.12

Workshop com Shari Pierce


“Joalheria é raramente abertamente associada ao político; é mais comumente percebida como uma decoração ou frivolidade, um luxo, uma adição necessária a vestimenta - algo usado por seu valor estético. Há muito que deixamos de enxergar a idéia de joalheria com um meio fundamental de mostrar identidade, mais é difícil encontrar uma cultura onde ela não exista. E assim como a roupa é ista como necessariamente funcional, nesta sociedade é cada vez menos vista assim e cada vez mais como um luxo. Na cultura ocidental, dirigida pelo consumo, o mercado e seus guarda roupas, gavetas e toucadores transbordando de posses, muito além de nossas necessidades básicas. E bens de luxo são tão rapidamente disponíveis que não precisamos ir muito alem da transação, além do caixa ou da compra online, que adiciona mais um item supérfluo em nosso tesouros.

Mesmo assim, qualquer item de consumo tem uma historia de manufatura, desde a fonte de materiais, passando pela produção, distribuição, que é formatada em parte pelas forças econômicas. Materiais brutos, sejam eles feitos a mão e rotulados como um simbolo único de status, ou feitos em massa como bens adquiridos nas ruas, tem um procedência que muitas vezes é questionável; o valor de mercado de metais e pedras preciosas está, em muitas partes do mundo, raramente em proporção aos salários daqueles que trabalham nas minas ou outras fontes e o dano ao ambiente é geralmente negligenciado.
fonte: Klimt02

fonte: Klimt02

fonte: Klimt02

O trabalho de Shari Pierce aborda a história da exploração e o ambiente politico presente tanto no material, execução e conceito. O título da série Cardboard Democracies refere-se àqueles países politicamente instáveis que entretanto se declaram democráticos, mas que na prática, são repletos de medidas corruptas e coercivas. É talvez, também, uma referencia a democracia em geral como uma ideologia construída, um bem aparentemente universal com o qual o ocidente defende como uma panaceia aos problemas do mundo, quando na verdade pode se argumentar que as economias flutuantes sobre as quais cada uma das democracias ocidentais são construídas são dependentes das fontes de riquezas dos países mais pobres. Essa fragilidade se reflete nos materiais empregados - cartões, fios, tinta - capazes de manter uma forma temporariamente mas sujeitos ao dano pelo uso; oferecendo um espaço para um refugio temporário, mas em ultima analise impermanente."*


Shari Pierce nascida em Nova York e radicada em Munique. É graduada em artes pela East Carolina University e tem mestrado pela Akademie der Bildenden Künste de Munique.
Foi professora convidada da   Konstfack University College of Art, Crafts and Design em Estocolmo, the Geneva University of Art and Design na Suiça e na Rhode Island School of Art and Design, EUA.

*Texto traduzido sobre o trabalho de  Shari Pierce, Borders and Cardboard Democracy, in New Directions in Jewelry II, Blackdog Publishing, pp. 139-141 

Nenhum comentário:

Postar um comentário