24.7.12

Voce conhece a Otro Diseño?

Muitos ouviram falar da Otro Diseño quando em 2010 promoveu o Simpósio Gray Area na cidade do México contando com a participação de vários artistas nacionais, inclusive com a presença do NOVAJOIA nas mesas redondas. 
O Gray Area foi um marco na história da joalheria contemporânea pois conseguiu deslocar figuras chave do cenário tradicionalmente eurocêntrico, reunindo-os em torno de palestras, mesas redondas e diversas exposições em uma cidade Latino Americana.
O evento gerou um livro com ensaios de  Liesbeth den Besten (NL), Jorge Manilla (Mexico), Cristina Filipe (Portugal), Damian Skinner (NZ), Valeria Siemelink (Mexico),Miguel Luciano (Porto Rico), Monica Gaspar (Espanha) e Mirla Fernandes (Brasil) e  alavancou uma série de movimentações que reverberaram em associações e outros encontros e simpósios, como pudemos testemunhar na Nova Zelandia e Argentina este ano.
Iniciada como uma organização que visava promover o design latino americano em escala internacional, a Otro Diseño é hoje uma fundação registrada na Holanda e presidida por Valeria Vallarta Siemelink e  conta com o apoio de parceiros de peso tais como a Prince Claus Foundation, por exemplo.

Desde 2003 que a promoção da produção latino americana pela Otro Diseño se dá atraves de encontros, workshops, apoio a pesquisas e publicações da melhor qualidade. Entre os diversos eventos marcantes, destacamos a exposição Think Twice: New Latin American Jewellery que contou com a participação de mais de 95 artistas e 130 trabalhos. Foi apresentada inicialmente no Museu de Arte & Design de Nova York em 2010 e posteriormente no Bellevue Arts Museum, Seattle, em 2011. A exposição contou com uma expressiva participação brasileira, confira as fotos de alguns dos participantes:
em primeiro plano o trabalho de Lucia Abdenur

à direita o trabalho de Stela Bierrenbach

Mirla Fernandes

Ao fundo, o trabalho de Dani Soter

Claudia Cucchi

Nilton Cunha

ao fundo, o trabalho de Célio Braga

no primeiro plano, Dionea Rocha Watt


a direira ao alto, colar de Caio Mourão

abertura no Bellevue Museum, Seattle

detalhe do Bellevue Museum

Esses eventos aproximaram o NOVAJOIA da Fundação Otro Diseño levando-nos a contribuir em projetos juntos. Agora, para o próximo mes, em Agosto, o NOVAJOIA, o WALKA Studio (Chile) e a Otro Diseño firmam uma parceria em um programa de formação com a participação de professores, curadores e artistas de reconhecimento internacional onde se buscará aliar a discussão teórica aprofundada e a prática artística, gerando assim ferramentas aos artistas joalheiros latino-americanos no sentido de fortelecer sua presença no cenário internacional da joalheria contemporânea.

Siga nossos posts pois continuaremos informando mais detalhadamente ao longo da semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário