26.2.11

Pós na UVA






Veja no video a nossa colaboradora Aglaíze Damasceno falando sobre a recentissima pós em Joalheria Contemporânea na Universidade Veiga Almeida no RJ.

25.2.11

Guerreiros e Soldados

detalhe do video de entrevistas feitas com artistas no Simpósio Gray Area


Ontem aconteceu na UNICAMP a defesa de tese de doutorado de nossa colaboradora Ana Paula de Campos sobre Arte-Joalheria. A tese orientada pela Prof. Dra. Anna Paula Gouveia foi elogiada em seu conteúdo e também forma, pois inaugura um tipo inédito de tese que não põe termos definitivos e conclusões, mas se apresenta em sua totalidade de uma forma aberta, digamos...'deleuziana'.

Ana Paula assinando o documento de aprovação em frente à banca de doutores (da esquerda para direita):
Luise Weiss, Maria de Fatima Morethy,  Anna Paula Gouveia, Daniela Kurschat e Silvio Dworecki

Consideramos essa uma grande conquista da arte-joalheria no país pois a tese acaba por re-inserir o assunto dentro do campo de arte.

Acreditamos que esse seja um passo para colocar uma parte da produção de volta à cena de arte, se lembrarmos que a jóia já participou de Bienais de Arte e na atualidade foi deslocada para a de Design.
Naquela época, a joalheria que participou de Bienais ensaiava seus primeiros passos com pesquisas eminentemente formais, mas que até certo ponto se alinhavam com algumas correntes artísticas como a op-arte e arte cinética (pensemos em Reny Golcman, por exemplo).  O artista joalheiro que  começava a atuar como um 'guerreiro' no sentido de priorizar sua própria pesquisa em detrimento dos ditames do mercado conseguiu um espaço expositivo lado a lado com outras pesquisas poéticas sobre outros suportes (pinturas, esculturas, fotografias, etc).

Entrentato, os anos se passaram e a maior parte da produção joalheira, dita 'de autor', se mantem hoje atrelada apenas à essa pesquisa formal. O artista-joalheiro passou de 'guerreiro' a 'soldado', de pensador autônomo a servidor.  E isso lhe custou caro a perda de um espaço adequado.

A confusão está instalada e nesse mercado vemos de tudo. Daqueles que clamam que sua jóia é única porque a pedra é única,  àqueles (bem poucos) que desenvolvem uma poética e não se deixam seduzir pelos bazares de Natal ou pelas celebridades que usam suas jóias nas revistas populares.

O fato é que temos agora, através de uma das melhores universidades do país, uma documentação onde  se oficializa o território do artista-joalheiro como também pertencente à arte. Mais um passo dado para abrir a possibilidade de um espaço maior para aqueles que são os guerreiros,um estímulo para que alguns soldados dêem meia volta e mudem de direção.

Veja o video onde Campos explica sobre os conceitos de guerreiro/soldado:

23.2.11

Museu da Joalheria Contemporânea

Inaugura no próximo sábado, dia 24 de Fevereiro, pelas 16h em Moura (Portugal) o
primeiro Museu dedicado à joalharia Contemporânea e à obra de um autor
português.

Alberto Gordillo ( Moura , 1943) realizou a sua primeira jóia aos 12 anos
ainda quando trabalhava na oficina do seu tio, em Lisboa. Aos 15 anos
(1958) realiza as primeiras peças "manifestos" contra a  joalharia
tradicional que se praticava na altura, revelando, desde aí, a
irreverência e originalidade constantes ao longo da sua obra.

Todos os que se interessam pela História desta disciplina têm agora uma
excelente oportunidade de conhecer de perto um espólio extraordinário de
peças emblemáticas de um dos autores pioneiros em Portugal.

Será publicado um excelente catálogo com um ensaio do historiador Rui
Afonso Santos e uma selecção fotográfica da obra mais relevante do
Gordillo.

"No edifício oitocentista que fabricava sais medicinais, produzidos a
partir das águas de Moura, mais tarde quartel dos bombeiros voluntários,
função que cumpriu até 1988, irá ser instalado o Museu de Joalharia
Alberto Gordillo – Joalharia Contemporânea.

Este museu, único no País, irá acolher um conjunto de 226 peças de Alberto
Gordillo, de onde se destacam 12 esculturas em bronze, que compõem o
conjunto “Jardim Imaginário”. O artista, natural de Moura, foi o pioneiro
da joalharia contemporânea portuguesa, e a sua obra, agora imortalizada
neste museu, constituiu uma inovação absoluta ao nível dos materiais e da
sua plasticidade.

A ideia do museu teve início quando o designer e artista plástico Alberto
Gordillo pôs à consideração da Câmara a possibilidade de doar à autarquia
a sua colecção de joalharia, fundando um museu na sua terra natal,
iniciativa que desde logo a Câmara Municipal de Moura acolheu com
entusiasmo. De entre os trabalhos deste importante artista plástico
destaca-se o famoso colar teia com 300 gramas de platina e 150 diamantes,
elaborado em 1973 e exibido na Bolsa dos Diamantes de Londres e, mais
tarde, no Museu do Traje."







texto de Cristina Filipe (PIN)

21.2.11

Workshop 'Territórios Expandidos'



A partir de um convite de Ana Videla, coordenadora do curso de Design de Produtos da Universidade Federal do Ceará (Campus Cariri) e de Aglaize Damasceno, colaboradora do NOVAJOIA e professora na mesma Universidade, aconteceu em 17 e 18 de Fevereiro o 'Workshop Territórios Expandidos'.




Com apenas 8 horas de duração divididas em dois encontros, o objetivo da oficina era introduzir os alunos do curso de produtos (jóias e calçados) no assunto da Arte-joalheria. Levando referências que foram de Calder a Yuka Oyama, também pude mostrar alguns videos gentilmente cedidos pelas artistas Ana Cardim e Milena Galli.

Propus um exercício de criação onde as tradicionais fronteiras de atuação da joalheria fossem expandidas.  A partir de uma palavra que resumia para eles seu conceito de joalheria pedi uma foto, perfomance ou video.

Os dois dias foram excelentes, com a turma inteira completamente envolvida. Criativos e bem-humorados, esses jovens que acabam de ingressar na faculdade (alguns estavam no primeiro ano), mostraram uma grande disposição em se abrir para o novo.

Propor um workshop que abrange a arte-joalheria em um curso de design pode parecer estranho para alguns, mas trata-se de uma ampliação de repertório que é sempre benéfica quando estamos tratando de um curso que lida com criatividade.  E bem se sabe que é muito comum ao final de cursos de design, aparecer aquela mesmices sobre o DNA da marca do aluno que se gradua:  o sempre presente 'exclusivo' de braços dados com o infame 'inusitado'...

Agradeço imensamente o convite e a oportunidade de expandir os meus territórios também! Além, claro, de agradecer a extrema gentileza e disposição de todos os participantes e organizadores. Esperamos os feed-backs de voces! Vejam algumas fotos:


fita popular  'Juazeiro do Norte' / trabalho de Brennon Bernardo
Grupo Exclusividade:
Brennon Bernardo, Francinária da Silva Santos, Sinval Jesus de Alencar, Fernando de França e Silva, Ingrid Nogueira Freitas, Gleyce Anny Santos Fernandes, Rosemary Severo da Silva.



Grupo Expressão:
Francisco Renato Fernandes Feitosa, Elyda Karine Ferreira Cordeiro, Francisco Ismael Fortaleza Lima, Iracema Tatiana Leite, Jardennia Pereira Lima, Wanderllania Ricardo Costa



Grupo Sensibilidade
Francisca Jacilene Amorim, Valeria de Sousa Marques, Luiza Lidiana Gonçalves Silva, Juliana Justo, Elaine Pontes Alexandre, Morgana Sayonara M. Siqueira



Grupo Consumismo:
Giselle Pryscyla Alves Oliveira, Francisco Coelho, Maria do Socorro da Silva, Cintia Gomes Mariano, Flávia Vanessa Sampaio Ramalho, Antônio Marcos Saraiva de Lima, Cícero Alison Silva, João Paulo Teixeira Macedo



Grupo Identidade:
Thiago Alves dos Santos, José Felipe Andriola Filho, Jorge Azevedo Sousa, Matheus Colares da Silva, Sandra Oliveira Dias, George Flores Torres, Jessica Leandro da Silva, Manielly Colares Silva, Erlan Bento Soares, Géssica Patrícia Teixeira da Silva, Giovanni Ximenes Sobreira




Grupo Raridade
Rodrigo do Prado Simões, Julia Letícia Sciamana Cícera Nayana Viana Maia, Marcos Wendil Cardosos





Grupo Desejo
Anna Larissa Bezerra de Brito, João Paulo da Silva, Elania da Silva Meneser, Edivania Ferreira da Silva, Pamyla Maria Ferreira Lima


postado por Mirla Fernandes

14.2.11

Solange Jansen na Friends of Carlotta

Estamos felizes em saber que a artista joalheira brasileira Solange Jansen foi uma das selecionadas para a premiação da galeria suiça Friends of Carlotta.

Inspirados por um trecho do autor Mark Twain, cada artista apresentou uma proposta à galeria que aparentemente selecionou entre 40 a 50 trabalhos. A certeza virá apenas no dia da abertura, quando será feito o anúncio dos vencedores.

A exposição das peças e as histórias que as acompanham poderá tambem ser acompanhada virtualmente no site da galeria e no Facebook


FoC-Jewellery award and fellowship prize 2011: The South Seas
31st March – 25th June 2011

„As the red sun looked across the placid ocean through the tall, clean stems of the coconut trees, like a blooming whisky bloat through the bars of a city prison, I went and stood on the edge of the water on the flat rock pressed by Capt. Cook’s feet when the blow was dealt which took away his life…“
Taken from “Letters from Hawaii” by Mark Twain




11.2.11

Inscreva-se

 por telefone: 3662 7034 ou email  nucleocultura@faap.br

Palestra no Museu do Ipiranga


Em Janeiro o Professor Gonçalo Vasconcelos e Souza esteve em São Paulo para falar sobre sua especialidade: ourivesaria portuguesa dos séculos XVII, XVIII e XIX.
Ele volta em junho com o curso 'Tesouros da Joalheria' a ser dado na AJESP.  Engrácia Costa nos informa que as datas ainda não estão certas, mas postaremos assim que tivermos essas definições. Trata-se é o mesmo curso que o professor deu em Lisboa em Janeiro com apoio da PIN, ou seja, faça-o aqui e economiza uma passagem...


Confira um pouquinho da palestra no video abaixo.

3.2.11

Inscrições Abertas: Panorama da Nova Joalheria



Este ano o curso livre sobre Arte-Joalheria na FAAP foi dividido em dois para poder acolher aquele que tem apenas um interesse teórico, funcionando como uma atualização profissional e estímulo a profissionais de todos os setores criativos. Visando esse público, o curso acontecerá no período noturno.

Agora a parte teórica será dada em 4 aulas durante o curso Panorama da Nova Joalheria. No curso será dado um breve histórico do arte-joalheria e serão abordados os trabalhos dos principais criadores da atualidade, incluindo os latino-americanos.

O curso tem a duração de apenas 4 aulas e é uma boa introdução para quem deseja fazer o curso prático Nova Joalheria, que inicia-se em seguida.

As inscrições estão abertas. Confira:

PANORAMA DA NOVA JOALHERIA
De 15/03 a 24/03/2011 (2 terças e 2 quintas)
19h30 às 21h30
200 reais
FAAP/Núcleo de Cultura
Rua Alagoas, 903 - Higienópolis - São Paulo/SP
Tel.: (11) 3662-7034
E-mail: nucleocultura@faap.br


imagem da primeira mostra dos alunos do curso Nova Joalheria 2010 (trabalho de Cristiane Botelho)

1.2.11

Intercâmbio com Escola Mizuno no Japão


Estão abertas as inscrições para o programa de intercâmbio de 3 meses da Escola Hiko Mizuno no Japão até 30 de Abril de 2011.
Para poder se inscrever, o candidato deve estar matriculado em alguma faculdade que receberá um aluno da escola japonesa em troca.  Além disso, o candidato deverá já ter cursado 2 anos e arcar com as despesas de passagem e estadia.

Para maiores informações:
Masaru Watanabe
Director, International Office
HIKO Mizuno College of Jewelry
international@jewelry.ac.jp