22.3.12

Inscrições Abertas: um outro colar de pérolas

postado por Mirla Fernandes
"Eu sou a ama", aula-performance, Mirla Fernandes, foto: Miriam Homem de Mello

O termo joalheria contemporanea não quer dizer nada além de joalheria do nosso tempo. Esse termo pode abarcar as mais diversas definições de joalheria e é por isso que não o usamos aqui.
Quando optamos por usar o termo arte-joalheria estamos fazendo uma opção em divulgar e estimular uma produção reflexiva e crítica que repensa os assuntos pertinentes à joalheria assim como outros assuntos que são discutidos por outras plataformas da arte contemporânea.

É assim que proponho o curso "Um outro colar de pérolas", como uma oportunidade de repensar a questão da beleza, do feminino, do valor. Proponho fazer isso através de um olhar dirigido às manifestações mais inquietantes produzidas dentro dessa tipologia específica que é a do colar de pérolas.
Se voce gosta de pensar, discutir e se desafiar, esse curso é para você.


Embora o uso da joalheria como linguagem artística não seja comum no Brasil, ele existe e os artistas que trabalham com essa linguagem são das mais diversas nacionalidades.

Há uma semana estive em Munique para conferir a semana de eventos que acontece concomitantemente à premiação Herbert Hofmann, durante a Schmuck (que por sua vez existe desde 1956), uma exposição feita para promover a produção alemã, além de colaborar na perpetuação do mito geocêntrico-germânico da cena joalheira...
Porém sempre se abrem exceções à paises periféricos (o que por sua vez tem se mostrado incrível estratégia para arrastar multidões de todas as nacionalidades à tradicionalíssima cidade).

multidão na abertura da exposição "Die Renaissance des Emaillierens"

multidão no Schmuck Show 2012

parte da fila para ver a exposição 'The state of Things"

multidão na abertura da "The state of Things", Pinakothek der Moderne

30 anos da Galeria Spektrum


Este ano retornei a Munique após 7 anos desde minha ultima visita  e na Schmuck,  encontrei o trabalho de Ritsuko Ogura, do Japão, feito com material fotográfico e entitulado "Layered of the moments". O trabalho me remeteu imediatamente a uma proposta iniciada por uma aluna que pensou em trabalhar o tema da memória através da jóia, durante o curso "Nova Joalheria" em 2010, tambem no Nucleo de Cultura da FAAP.

Ritsuko Ogura, Schmuck, 2012

Por que faço a comparação? Porque não se trata aqui apenas de uma mesma escolha de materiais, uma vez que ninguem é dono de material nenhum, mas pela coincidência de escolha de material  e  do conceito.
A coincidência está  em escolher a jóia como linguagem que, entre tantos assuntos, também trata do afeto e da memória, seja através de um clássico pingente com foto, seja através da escolha de um novo material e uma nova reconfiguração.

É portanto, para estimular um olhar mais poético, mais crítico e menos conformado que proponho o curso "Um outro colar de pérolas".

As inscrições devem ser feitas pessoalmente no Núcleo de Cultura. Mais informações, acesse o  link
A partir de 04 de Abril, as quartas-feiras, das 14h30 as 17h00.

imagem da proposta iniciada por aluna do curso "Nova Joalheria" em 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário