"Eu sou a ama", aula-performance, Mirla Fernandes, foto: Miriam Homem de Mello |
O termo joalheria contemporanea não quer dizer nada além de joalheria do nosso tempo. Esse termo pode abarcar as mais diversas definições de joalheria e é por isso que não o usamos aqui.
Quando optamos por usar o termo arte-joalheria estamos fazendo uma opção em divulgar e estimular uma produção reflexiva e crítica que repensa os assuntos pertinentes à joalheria assim como outros assuntos que são discutidos por outras plataformas da arte contemporânea.
É assim que proponho o curso "Um outro colar de pérolas", como uma oportunidade de repensar a questão da beleza, do feminino, do valor. Proponho fazer isso através de um olhar dirigido às manifestações mais inquietantes produzidas dentro dessa tipologia específica que é a do colar de pérolas.
Se voce gosta de pensar, discutir e se desafiar, esse curso é para você.
Embora o uso da joalheria como linguagem artística não seja comum no Brasil, ele existe e os artistas que trabalham com essa linguagem são das mais diversas nacionalidades.
Há uma semana estive em Munique para conferir a semana de eventos que acontece concomitantemente à premiação Herbert Hofmann, durante a Schmuck (que por sua vez existe desde 1956), uma exposição feita para promover a produção alemã, além de colaborar na perpetuação do mito geocêntrico-germânico da cena joalheira...
Porém sempre se abrem exceções à paises periféricos (o que por sua vez tem se mostrado incrível estratégia para arrastar multidões de todas as nacionalidades à tradicionalíssima cidade).
multidão na abertura da exposição "Die Renaissance des Emaillierens" |
multidão no Schmuck Show 2012 |
parte da fila para ver a exposição 'The state of Things" |
multidão na abertura da "The state of Things", Pinakothek der Moderne |
30 anos da Galeria Spektrum |
Este ano retornei a Munique após 7 anos desde minha ultima visita e na Schmuck, encontrei o trabalho de Ritsuko Ogura, do Japão, feito com material fotográfico e entitulado "Layered of the moments". O trabalho me remeteu imediatamente a uma proposta iniciada por uma aluna que pensou em trabalhar o tema da memória através da jóia, durante o curso "Nova Joalheria" em 2010, tambem no Nucleo de Cultura da FAAP.
Ritsuko Ogura, Schmuck, 2012 |
Por que faço a comparação? Porque não se trata aqui apenas de uma mesma escolha de materiais, uma vez que ninguem é dono de material nenhum, mas pela coincidência de escolha de material e do conceito.
A coincidência está em escolher a jóia como linguagem que, entre tantos assuntos, também trata do afeto e da memória, seja através de um clássico pingente com foto, seja através da escolha de um novo material e uma nova reconfiguração.
É portanto, para estimular um olhar mais poético, mais crítico e menos conformado que proponho o curso "Um outro colar de pérolas".
As inscrições devem ser feitas pessoalmente no Núcleo de Cultura. Mais informações, acesse o link
A partir de 04 de Abril, as quartas-feiras, das 14h30 as 17h00.
imagem da proposta iniciada por aluna do curso "Nova Joalheria" em 2010 |
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