26.3.12

Arte-joalheria em Congresso de Artes


Ocorre entre 29 de março a 3 de abril de 2012 na  Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, Portugal o III Congresso Internacional CSO'2012 "Criadores Sobre outras Obras" organizado pelo CIEBA, Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes e a Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.

Este congresso é  internacional e propõe, como tema, o olhar particular de cada um dos autores / artistas sobre as obras de um seu colega de profissão. As comunicações apresentadas testemunham, na sua variedade, alguns dos recentes caminhos da arte contemporânea. Entre os desafios a que se propõe o Congresso, estão:
  • criar um espaço de discurso mútuo no interior da comunidade artística.
  • ultrapassar o eurocentrismo.
  • mostrar que a criatividade e o rigor não são termos opostos ou mutuamente exclusivos

 Temos o prazer de informar que Ana Paula de Campos* apresenta neste Congresso, no dia 30 de março a partir das 11 horas,  o artigo Corpo-joia: reflexões a partir da série Longing for the Body.

O artigo trata de abrodagem da arte-joalheria como prática de arte a partir de uma visão deleuziana, reflexão desenvolvida em seu doutorado e que no artigo se foca na produção de Mirla Fernandes do periodo de  2003/5, "Longing for the Body".


Na sessão de encerramento das comunicações, dia 1 de abril, será lançada e oferecida ao público a revista internacional Estúdio nº 5, com 56 artigos, dentre os quais está o de Ana Paula de Campos.

Para conhecer as peças da série Longing for the body, veja o link


*Dra Ana Paula de Campos é professora da faculdade Anhembi-Morumbi, membro do grupo de pesquisa Ornata e coloboradora do NOVAJOIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário