11.7.11

Bushidô

postado por Mirla Fernandes



A afirmação no post anterior de Bernhard Lehner: "bastões e armas, que digamos, são as joias naturais dos meninos, grandes e pequenos" me fez pensar em postar aqui um pequeno trecho do livro  de Mitsugi Saotome* :
"Desde que Tokugawa proclamou que o pincel e a espada eram uma só coisa, os samurais passaram a estudar diversas formas de arte com a mesma atitude filosófica que adotavam no campo de batalha.
O bujutsu sofreu mudanças sutis, mas profundas. Muitos dos grandes mestres dos antigos ryu marciais haviam testemunhado o desenvolvimento das armas de fogo, bem como o novo estilo de guerra e estratégia daí surgido. Sua compreensão da guerra e da natureza humana levou-os a concluir que a arma de fogo não era um fim, mas o começo de um tipo de armamento  ainda mais devastador. Que havia de esperar um homem munido de lança e espada contra essa nova onda de poder? Os mestres do bujutso clássico eram , afinal de contas, pessoas altamente realistas. Agora o estudo do bujutso, técnicas da guerra, devia tornar-se Bushidô, o estudo do cavalheirismo e da proteção. A mesma coragem, honra e lealdade, a mesma força de corpo e espírito seriam utilizadas no desenvolvimento de um forte guerreiro da paz, apto a promover a moralidade e uma sólida estrutura social."




*SAOTOME, Mitsugi. Aikido e a Harmonia da Natureza. São Paulo: Pensamento. 2000. p.150

Nenhum comentário:

Postar um comentário