13.6.11

Pioneira portuguesa

Cristina Filipe comenta, em razão do post anterior, sobre a uma pioneira portuguesa que terá uma exposição sua em Outubro no MUDE. Junto com a exposição será lançado um catálogo sobre o qual se debruça agora Filipe. A coincidência de temas, motivou-a ao seguinte cometário:

Kukas a pioneira portuguesa nascida em 1928, participou em 1977 na Bienal S. Paulo e em seguida teve uma exposição no Museu de Arte Moderna no Rio de janeiro. Vejam o artigo que saiu no jornal Ultima Hora no RJ:
“Brincos, Colares, pulseiras, anéis e caixas em ouro e prata estão em exposição no Museu Nacional de Belas Artes, um trabalho sofisticado e de muito bom gosto que nos traz Kukas, a artista plástica portuguesa que recentemente esteve expondo suas peças na Bienal de S.Paulo. Ela define assim o seu trabalho: “ Minhas peças têm uma superfície linear, onde depois inscrevo elementos decorativos, como pedras, ou com um tratamento diferente feito na própria peça. Meu objectivo maior é fazer com que a jóia passe de um elemento convencional tradicional, que geralmente representa uma ostentação de riqueza, a um objecto que tenha valor por si mesmo como peça artística. Quero que a jóia seja adquirida como qualquer outra manifestação de arte, e que tenha o mesmo sentido de busca, dos outros movimentos artísticos, e que não fique como peça estagnada de nível tradicional. Desejo que a minha jóia seja arte de trânsito, que tenha uma função humana, mediadora entre a pessoa que a usa e o mundo exterior em que ela vive.”

in Ultima Hora / Revista , RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário