20.12.10

Curso em Ouro Preto: não perca!

Agora em Janeiro a Universidade Federal de Ouro Preto promove o curso A JÓIA E O TRAJE, orientado pela  Dra Madalena Braz Teixeira, sócia honorária da PIN.

Nascida em Lisboa, em 1938, licenciou-se em Ciências Históricas e Filosóficas pela Faculdade de Letras de Lisboa. É Mestre em História de Arte pela Universidade Nova de Lisboa e foi diretora do Museu Nacional do Traje-Parque do Monteiro -Mor por mais de 20 anos (1983 a 2008). Tem várias obras publicadas no domínio da história de arte, da museologia e da gestão do património. E do mesmo modo, na área da estética e da história do traje e da joalharia. Madalena é uma figura chave no promoção da joalheria portuguesa nos anos 80 e 90.

O mini-curso acontecerá  17 e 18 de janeiro de 2011 abordando uma introdução histórica geral e uma do adorno, para depois abordar as jóias barrocas e neoclássicas.
Informações sobre inscrições são dadas pela Universidade Federal de Ouro Preto com Luciana, atraves do email:  luciana@ifac.ufop.br






14.12.10

Um pouco mais sobre o Projeto Pensão Iberica



A residência artística Pensão Ibérica consistiu-se em intervenções de quatro artistas em quartos da pensão de 3 estrelas no centro de Lisboa. A pensão é habitualmente frequentada por turistas, prostitutas, pessoas em situação provisória de alojamento, incluindo imigrantes e trabalhadores informais.

O projeto buscou novas direções dentro das artes visuais, através da diversidade de ações criativas e site specific, criando sociabilidade através de uma prática artistica interativa e livre de compromissos comerciais, em relação direta com o espaço da cidade, suas histórias pessoas, narrativas e memórias.

Catarina Botelho, Dani Soter, Monica de Miranda e Rachel Korman estiveram em residência na Pensão Ibérica durante uma semana para produzir seus trabalhos, incorporando suas experiências com o espaço e com o bairro, através do encontro com outros hóspedes e funcionários da pensão, transeuntes, convidados, curiosos e moradores da região.

Como prolongamento da ação crítica e estética desenvolvida, houve uma programação que
criou uma troca criativa entre as artistas, hóspedes e audiência, afim de abrir um espaço de diálogo e interação, onde o processo de criação estava relacionado com a experiência do lugar e das vivências nele partilhadas. O programa incluiu palestras  cujo tema central foi a escolha daquela pensão como residência artística, em um bairro emblemático e histórico de Lisboa, onde existe uma verdadeira mistura de culturas. Houve também sessão de karaoke na sala de convívio,  exibição de filme com direito a pipoca,  picnic na praça pública, passeios com operadores turisticos, viagens com taxista e artista, reflexões ao fim do dia incio da noite.

A vontade de comunicar, trocar segredos, mostrar sua intimidade, falar com o público foi criando a obra. As artistas converteram-se em hóspedes, em voyeurs de si mesmas no espaço intimo tornado público. Flagrantes de camas desfeitas,  a vista da varanda do quarto dividida com vários visitantes,  ser público entrando em espaços privados, ouvir confissões eróticas vendo-se em espelhos, conhecer a história da Baixa lisboeta, desfiar longas conversas na cama da artista transformadas em colcha de retalhos, foram algumas das propostas artísticas das quais o público, com seu olhar curioso, pôde participar.

Para além da residência o projeto tem parceria internacional com o Projeto Figura,
existente desde 2002, com sede no Rio de Janeiro e tem como objectivo abrir espaços não
institucionais para a exibição da produção artística contemporânea, com exposições efêmeras.

As obras produzidas pelos artistas em Portugal e seu registo em vídeo das residências,
farão parte de um evento itinerante no Brasil, que dará a conhecer ao público brasileiro
obras inéditas produzidas em Portugal. A proposta pretende que se desenvolva uma
discussão mais alargada no âmbito da Arte Contemporânea.


O Projeto Figura/Pensão Ibérica obteve apoio da DGArtes, Projectos Pontuais. O catalogo pode ser adquirido pelo site da livraria Carpe Diem

13.12.10

Ineke Heerkens


Ineke Heerkens é uma das artistas que participou do projeto Walking the Gray Area e também uma das criadoras do ‘Auf Vorrat/Op Voorraad/In Stock’ junto as também joalheiras, Jantje Fleischhut e Jeannette Jansen. O projeto é conhecido por mostrar de uma maneira inconvencional multiplos de joias de mais de 60 artistas diferentes e ja aconteceu em Munique, Amsterdam e Taipei.
Ineke acaba de 'lançar' seu novo website, confira: http://www.inekeheerkens.nl


Ineke Heerkens is one of the artists that has participated in Walking the Gray Area Project and also one of the creators of the project ‘Auf Vorrat/Op Voorraad/In Stock’  with also jewellery artists Jantje Fleischhut and Jeannette Jansen.  The project is well know for displaying in an unconventional way multiples of jewelry of more than 60 different designers and has happened already in  Munich, Amsterdam and Taipei.
Ineke has just 'released' her new website. Check it out: http://www.inekeheerkens.nl





8.12.10

Pensão Ibérica



Neste sábado acontece o lançamento do catálogo Pensão Ibérica resultado de uma residência artística que teve entre seus participantes, Dani Soter, artista brasileira que também trabalha com arte-joalheria.

Durante uma semana Dani Soter, Catarina Botelho, Mónica de Miranda e Rachel Korman estiveram na Pensão Ibérica, na Praça da Figueira, próximo do Martim Moniz, o emblemático bairro lisboeta. A escolha desta pensão popular para a realização da residência foi a base deste projecto, tendo em vista a sua localização e o seu caráter multicultural, levando as artistas a desenvolverem os seus trabalhos incorporando as suas experiências com o espaço e com as pessoas que o frequentam. O catálogo é uma documentação dos diferentes processos criativos, relacionados com as suas vivências neste período de sete dias.

O catálogo pode ser adquirido pelo email: livrariacarpediem@gmail.com
Mais infos: http://livrariacarpediem.blogspot.com/



* trecho do texto “Estéticas migratórias / conceitos viajantes / epistemologia do lugar nómada”, de Paula Roush, Catálogo Projeto Figura-Pensão Ibérica.

6.12.10

Desenho-Jóia 12



Retomando a série Desenho/Jóia que temos postado desde o inicio do nosso blog, os trabalhos de Zingara Yuli, recem graduada pelo IED/SP.

"O verdadeiro limite do desenho não implica de forma alguma o limite do papel, nem mesmo pressupondo margens” *









 *ANDRADE,Mario, “Do desenho’, em Aspectos das artes plásticas no Brasil. Vol 12. Obras Completas, São Paulo: Martins Fontes, 1965.

2.12.10

Ultimos dias

Ficam expostos até amanhã os trabalhos do primeiro semestre do curso  NOVA JOALHERIA na FAAP.
As inscrições para o próximo semestre já podem ser feitas na secretaria do Núcleo de Cultura com Gisleine Ataulo.
O curso acontecerá as quartas-feiras, das 14h00 às 17h00 e não é preciso ter formação em ourivesaria para frequentar.
Para aqueles que quiserem saber um pouco mais da historia da Nova Joalheria, o curso Panorama da Nova Joalheria começa em fevereiro  (2 terças e quintas) e dura quatro aulas.

Mais informações 3662-7436