14.12.10

Um pouco mais sobre o Projeto Pensão Iberica



A residência artística Pensão Ibérica consistiu-se em intervenções de quatro artistas em quartos da pensão de 3 estrelas no centro de Lisboa. A pensão é habitualmente frequentada por turistas, prostitutas, pessoas em situação provisória de alojamento, incluindo imigrantes e trabalhadores informais.

O projeto buscou novas direções dentro das artes visuais, através da diversidade de ações criativas e site specific, criando sociabilidade através de uma prática artistica interativa e livre de compromissos comerciais, em relação direta com o espaço da cidade, suas histórias pessoas, narrativas e memórias.

Catarina Botelho, Dani Soter, Monica de Miranda e Rachel Korman estiveram em residência na Pensão Ibérica durante uma semana para produzir seus trabalhos, incorporando suas experiências com o espaço e com o bairro, através do encontro com outros hóspedes e funcionários da pensão, transeuntes, convidados, curiosos e moradores da região.

Como prolongamento da ação crítica e estética desenvolvida, houve uma programação que
criou uma troca criativa entre as artistas, hóspedes e audiência, afim de abrir um espaço de diálogo e interação, onde o processo de criação estava relacionado com a experiência do lugar e das vivências nele partilhadas. O programa incluiu palestras  cujo tema central foi a escolha daquela pensão como residência artística, em um bairro emblemático e histórico de Lisboa, onde existe uma verdadeira mistura de culturas. Houve também sessão de karaoke na sala de convívio,  exibição de filme com direito a pipoca,  picnic na praça pública, passeios com operadores turisticos, viagens com taxista e artista, reflexões ao fim do dia incio da noite.

A vontade de comunicar, trocar segredos, mostrar sua intimidade, falar com o público foi criando a obra. As artistas converteram-se em hóspedes, em voyeurs de si mesmas no espaço intimo tornado público. Flagrantes de camas desfeitas,  a vista da varanda do quarto dividida com vários visitantes,  ser público entrando em espaços privados, ouvir confissões eróticas vendo-se em espelhos, conhecer a história da Baixa lisboeta, desfiar longas conversas na cama da artista transformadas em colcha de retalhos, foram algumas das propostas artísticas das quais o público, com seu olhar curioso, pôde participar.

Para além da residência o projeto tem parceria internacional com o Projeto Figura,
existente desde 2002, com sede no Rio de Janeiro e tem como objectivo abrir espaços não
institucionais para a exibição da produção artística contemporânea, com exposições efêmeras.

As obras produzidas pelos artistas em Portugal e seu registo em vídeo das residências,
farão parte de um evento itinerante no Brasil, que dará a conhecer ao público brasileiro
obras inéditas produzidas em Portugal. A proposta pretende que se desenvolva uma
discussão mais alargada no âmbito da Arte Contemporânea.


O Projeto Figura/Pensão Ibérica obteve apoio da DGArtes, Projectos Pontuais. O catalogo pode ser adquirido pelo site da livraria Carpe Diem

Nenhum comentário:

Postar um comentário