22.9.10

Bienal de São Paulo: primeiras impressões

The following text was originally published in english at Gray Area Blog

Ontem foi a abertura da  29º Bienal de São Paulo, o segundo evento que arrecada mais fundos para a cidade de São Paulo. Estive lá e resolvi postar imagens e videos que fiz do meu telefone.
Os que foram ao Mexico durante o Simposio Gray Area talvez tenham tido um monento de recordações como eu ao me deparar com o trabalho de  Ana Gallardo, “Un lugar para vivir cuando seamos viejos”,  que convidou os dançarinos mexicanos de Danzon Don Raul, Lucio e Conchita  para virem dar aulas durante a Bienal!

Muitos bons  trabalhos nos tres andares do pavilhão. Duas horas depois de entrar e ainda não pude ver tudo com cuidado. De qualquer maneira, gostaria de ressaltar os trabalhos fortes de dois artistas cubanos.


La Torre Del Ruido from Yael Vazquez – Bienal SP: uma torre com tvs, em cada um um rapper passando sua mensagem, todos sendo ouvidos ao mesmo tempo.



No link abaixo, apenas um rapper, para se ter uma ideia melhor: o meu video nao é dos melhores...


E depois Las Joyas de la Corona from Carlos Garaicoa, mostradas sobre cuobs negros e protegidos por cubos de vidro,  de uma maneira muito semelhante aos displays de jóias, ve-se miniaturas de lugares em todo o mundo relacionados a guerra/segurança/poliítica.


O tema deste ano da Bienal é política. Vendo uma peça como a desse artista cubano me faz pensar que a escolha de tornar-se um artista-joalheiro, e não apenas um joalheiro, em si já é um ato político.

postado por Mirla Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário