17.9.10

Balanço da visita de Cristina Filipe

This text was originally posted in english at Gray Area Blog and Crafthaus.

Se em Amsterdam Arte-Joalheria é ensinada numa escola de arte como a Gerrit Rietveld, e em Lisboa na Ar.Co, no Brasil, temos as aulas de joalheria espremidas entre os cursos de moda e design com uma orientação muito comercial e industrial.

Desde 2007 quando da criação do Projeto NOVAJOIA, me comprometi com a expansão da cena da arte-joalheria no Brasil tendo como uma das preocupações a educação. O ano de 2010 está se mostrando muito significativo pois estamos nos aproximando das faculdades.

O primeiro passo foi dado em Agosto, com o início do curso “Nova Joalheria” dentro do Núcleo de Cultura da Fundação Armando Álvares Penteado, uma das mais conceituadas faculdades de arte de São Paulo. No curso, abordo tanto teoria como prática em arte-joalheria.

O segundo passo foi dado por Ana Paula de Campos, artista joalheira brasileira, com mais de 15 anos de experiência no ensino e ativa colaboradora do NOVAJOIA.

Ao voltar do Simpósio Gray Area, onde participou de mesa redonda sobre educação, ela convidou Cristina Filipe para dar um workshop como parte do programa de pós-graduação em Artes da UNICAMP (Universidade de Campinas, São Paulo).

Pois agora em Setembro,  Filipe esteve em São Paulo para um programa completo.  Ela deu palestra e participou de uma mesa redonda junto aos coordenadores do curso de Artes da UNICAMP:  Prof. Dra. Anna Paula Gouveia, Prof. Dr. Edson Pfutzenreuter e Prof. Dra. Maria de Fátima Morethy Couto.




Com seu trabalho conceitural que vai além dos meios tradicionais da joalheria, expandindo suas fronteiras  ao usar tanto a fotografia como o vídeo, a qualidade dos trabalhos e da fala de Filipe foram cruciais à recepção muito positiva da Arte-Joalheria no meio acadêmico.

Após a mesa-redonda, Filipe coordenou um workshop. Eu tive a oportunidade de ser uma de suas assistentes nesses dias e foi ótimo ver os 18 participantes das mais diversas formações entrarem em contato pela primeira vez com as práticas e pensamentos da arte-joalheria.

Como resultado deste encontro, tivemos uma porta aberta para a arte-joalheria no departamento de artes de uma das mais importantes universidades do pais. Afinal, o que isso sifgnifica? A aproximação com instituições pode proporcionar mais oportunidades para artistas convidados internacionais virem  e isso significa diferentes maneiras de pensar e o aumento do dialogo entre criadores globalmente, o que pode ser produtivo para todas as partes.

O mundo da arte-joalheria é pequeno e nós latino-americanos em especial temos um certo sentimento de isolamento. Esses esforços de intercâmbios estão pouco a pouco crescendo e permitindo alcançar um público cada vez maior.
Um passo de cada vez, vamos esperar por um futuro melhor!


postado por Mirla Fernandes

Um comentário: