14.4.14

Moving forward



Dear followers,

As some may know, I have started my path in Contemporary Jewelry in 1995, focusing on art jewelry from 2000 on. NOVAJOIA started as an answer to my urge to communicate to Brazilian jewelry makers  what was going on regarding art jewelry and to stimulate them to join me in that path. In all these years, I have met many interesting people and I brought artists and, more recently, I started to give my own workshops and courses, spreading my beliefs regarding art jewelry.

Last year I had the opportunity to make two retrospective exhibitions. With those exhibitions I could test the response to a significant sample of my work and these two events had a great impact on me throwing me on a very introspective and self inquisitive mode.

Also, the process of preparing my dissertation - with its two years of dedication to review and understand more deeply my own creative processes -  has led me to the conclusion that, in order to keep my life meaningful to myself, I had to change and do something else .

Although apparently more people started to understand that jewelry existence may lie beyond ornamentation - exactly what I intended to divulge and  what would make me stay in this path -  I have a strong need for change, feeding my soul with other kinds of experiences. So I decided to stop all my actions regarding NOVAJOIA.

I finish this phase with a lot of gratitude towards all these people who I have met along the way and I invite you, from now on, to follow my news on my personal blog.

My best wishes to you all,

Mirla Fernandes
mirlafernandes.com


Caríssimos seguidores,

Como talvez saibam alguns, iniciei meu percurso na joalheria contemporânea em 1995, focando na arte-joalheria a partir do ano de 2000. O NOVAJOIA, em si,  foi uma resposta a uma necessidade de comunicação com outras pessoas também envolvidas com a joalheria no Brasil e que desejavam embarcar e entender melhor o que é a arte-joalheria. A ideia era divulgar e aproximar brasileiros de um cenário extremamente eurocêntrico que eu começara a frequentar a partir de 2004. Em todos esses anos eu conheci muitas pessoas interessantes,  trazendo artistas deste meio para workshops e palestras, assim como desenvolvendo meus próprios cursos, divulgando assim meu entendimento da arte-joalheria.   

Ano passado, tive a oportunidade de realizar duas exposições retrospectivas nas quais pude testar a recepção de uma amostra significativa do meu corpo de trabalho. Esses eventos tiveram um grande impacto sobre mim e me colocaram em um estado de introspecção e auto-avaliação.

Além disso, o mestrado - ao qual me dediquei nos últimos dois anos - levou-me a uma revisão e compreensão mais aprofundada dos meus próprios processos criativos e, por conseguinte, à conclusão de que tenho que buscar meu caminho mais além das fronteiras já visitadas por mim atraves da arte-joalheria. 

Embora aparentemente mais pessoas já  entendam que a joalheria possa existir além da ornamentação - exatamente o que buscava divulgar e tornando este o caminho mais 'seguro' - tenho uma intensa necessidade de mudança, de alimentar-me com novas experiências. E portanto, para mover-me com mais liberdade, eu decidi encerrar o NOVAJOIA, selando essa fase com muita gratidão em relação àqueles que me ajudaram nesse longo percurso. 

Eu os convido, de agora em diante, a seguir meus próximos passos em meu blog pessoal.

Um grande abraço,


Mirla Fernandes 
mirlafernandes.com 






Um comentário: