"Cristina Filipe permaneceu durante um ano em Farnham e, desde a sua chegada, que pode contar com o apoio da comunidade local na sua integração. O apoio logístico e a cadeia de relacionamentos que Cristina estabeleceu tornaram-se, metaforicamente, o corpo do seu trabalho de mestrado. O fato de, nesta pequena cidade, existir uma igreja católica dedicada a Santa Joana d'Arc, a que a cidade prestava culto, motivou Cristina para um estudo aprofundado sobre o mito. Durante a investigação, descobriu que Joana d'Arc normalmente usava dois anéis nos quais estavam inscritos os nomes de Jesus e Maria. São esses anéis que, durante o julgamento, estiveram na origem do comentário : 'o único luxo que se lhe conhecia, era o de usar anéis."
Este é um trecho do artigo de Isabel Ribeiro de Albuquerque publicado na Revista Estudio e que foi integralmente publicado tambem no site da PIN , agora com uma secção teórica na qual serão publicados textos que refletem sobre a arte-joalheria. Futuramente, textos nossos tambem estarão presentes. Acompanhe:
![]() |
"Fé" (uma corrente de aneis que lhe pertencem), Cristina Filipe |
"Fé (uma corrente de anéis que Lhe pertencem). A Aliança do Anel — um tributo de Cristina Filipe a Santa Joana d’Arc”
de Isabel Ribeiro de Albuquerque
Revista :Estúdio, Artistas sobre outras Obras, Volume 3, número 6, Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, pp. 169-176, julho-dezembro, 2012 — Tema: Livro de Artista
Nenhum comentário:
Postar um comentário