3.6.12

Sobre a Joalheria Contemporânea

A definição do termo 'Joalheria Contemporânea' é assunto complexo e muito discutido na medida em que suas produções existem concomitantemente em diversos campos. O termo abarca múltiplas possibilidades, revelando, sobretudo, toda e qualquer joalheria produzida nos dias de hoje.

É comum ver cada um puxando a brasa para o seu lado, reivindicando seu direito exclusivo de uso ou mesmo pensando em delimitá-lo conceitualmente. No entanto, o que se percebe é uma multiplicidade de manifestações abarcadas sob uma mesma nomenclatura, demostrando que a definição é de natureza elástica, flexível, onde não cabem exclusivismos territorialistas. É também por esse motivo que escolhemos não mais utilizá-lo como definição do que fazemos e divulgamos.

Entenda porque é possivel encontrarmos essa diversidade de possibilidades formais e conceituais no link do recém publicado artigo de Ana Paula de Campos na Revista Trama Interdisciplinar onde ela apresenta uma reflexão sobre o objeto joia na sociedade contemporânea, através de investigação histórica da joalheria a partir das transformações observadas no campo da moda, do design e da arte, desde meados do século XX, estabelecendo relações entre elas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário