19.9.11

Inscrições abertas: "O relicário revisitado"

trabalho de Jorge Manilla da série 'Metamorfosis Divinas'

Os relicários aparecem em diversas religiões (cristianismo, budismo, hinduismo) inicialmente em templos/igrejas como elementos para armazenamento de relíquias e portanto ligados a cultos devocionais de peregrinos.
A prática de colecionar mementos associados a um lugar sagrado começou com as primeiras peregrinações a Jerusalem no século IV.  Cristãos que viajavam a um centro de peregrinação geralmente voltavam com um memento como um medalhão. Este costume vai de encontro à crença de que um objeto vindo de um lugar sagrado mantem a santidade de sua origem. 

Será que faz sentido, hoje, pensar em fazer um jóia-reliquia?  O que é uma reliquia para nós atualmente?O que é uma jóia dentro do conceito da arte-joalheria?

O NOVAJOIA acredita que repensar temas clássicos da joalheria é um bom ponto de partida para refletir sobre questões atuais, afinal a religiosidades/espiritualidade é uma das facetas humanas, independentemente da época.

Desta forma estamos propondo o curso "O Relicario Revisitado" que será ministrado por Mirla Fernandes na Fundação Armando Álvares Penteado a partir de Outubro.

No curso serão abordados artistas contemporâneos que lidam com o tema da religiosidade/sagrado/memória tais como o artista mexicano radicado na Bélgica, Jorge Manilla e a brasileira radicada na Inglaterra, Dionea Rocha Watt.

Manilla virá a São Paulo em Novembro em razão de uma parceria do NOVAJOIA, grupo ORNATA e a UNICAMP.  Essa é uma boa oportunidade para se interar sobre seu trabalho antes de sua chegada.

A sintonia em tratar de tal tema se extende à proposta do concurso New Traditional Jewelry para 2012. Veja mais detalhes no link.  As inscrições para o concurso encerram-se apenas em 2012, aproveite a oportunidade para discutir o tema durante os quatro encontros que compõe o curso.

segundas-feiras das 19h00 às 22h00
03/10  17/10  24/10 e 31/10
local: FAAP
2x 200 reais
15 vagas
Mais infos:http://www.faap.br/nucleocultura/programacao/2011_2/relicario.html
Inscrições apenas na FAAP


Nenhum comentário:

Postar um comentário