trabalho de Jorge Manilla da série 'Metamorfosis Divinas' |
Os relicários aparecem em diversas religiões (cristianismo, budismo, hinduismo) inicialmente em templos/igrejas como elementos para armazenamento de relíquias e portanto ligados a cultos devocionais de peregrinos.
A prática de colecionar mementos associados a um lugar sagrado começou com as primeiras peregrinações a Jerusalem no século IV. Cristãos que viajavam a um centro de peregrinação geralmente voltavam com um memento como um medalhão. Este costume vai de encontro à crença de que um objeto vindo de um lugar sagrado mantem a santidade de sua origem.
Será que faz sentido, hoje, pensar em fazer um jóia-reliquia? O que é uma reliquia para nós atualmente?O que é uma jóia dentro do conceito da arte-joalheria?
O NOVAJOIA acredita que repensar temas clássicos da joalheria é um bom ponto de partida para refletir sobre questões atuais, afinal a religiosidades/espiritualidade é uma das facetas humanas, independentemente da época.
Desta forma estamos propondo o curso "O Relicario Revisitado" que será ministrado por Mirla Fernandes na Fundação Armando Álvares Penteado a partir de Outubro.
No curso serão abordados artistas contemporâneos que lidam com o tema da religiosidade/sagrado/memória tais como o artista mexicano radicado na Bélgica, Jorge Manilla e a brasileira radicada na Inglaterra, Dionea Rocha Watt.
Manilla virá a São Paulo em Novembro em razão de uma parceria do NOVAJOIA, grupo ORNATA e a UNICAMP. Essa é uma boa oportunidade para se interar sobre seu trabalho antes de sua chegada.
A sintonia em tratar de tal tema se extende à proposta do concurso New Traditional Jewelry para 2012. Veja mais detalhes no link. As inscrições para o concurso encerram-se apenas em 2012, aproveite a oportunidade para discutir o tema durante os quatro encontros que compõe o curso.
segundas-feiras das 19h00 às 22h00
03/10 17/10 24/10 e 31/10
local: FAAP
2x 200 reais
15 vagas
Mais infos:http://www.faap.br/nucleocultura/programacao/2011_2/relicario.html
Inscrições apenas na FAAP
Nenhum comentário:
Postar um comentário