6.8.11

Um olhar sobre joalheria/design

Leia abaixo interessante trecho do texto de Jose Carlos Marques extraido do Klimt02:

"Qualquer indivíduo que vive em comunidade é um contribuidor e produtor de sua cultura, tem ainda a possibilidade de ser  considerados seu agente de maior potencial. Seu comportamento, seu trabalho e legado podem contribuir, adicionando ou subtraindo, para o enriquecimento da cultura herdada e compartilhada. Aqueles que se apresentam a públicos maiores deveriam ter uma consciência e responsabilidades maiores.

O design é parte de um grupo de disciplinas que operam em escala global que tem como objetivo primeiro melhorar a qualidade de vida das pessoas; sua ambição, inicialmente é alcançar o mais vasto e diversificado público. O local e o global são ditos pelas vozes de seus produtos, mais ou menos híbridos e multiculturiais, que tornam-se integrados sem imposição, educando e promovendo uma cultura edificante que é cada vez mais globalizada.

Se as preocupações éticas na joalheria são as mesmas do design, o palco onde age o joalheiro pode diferir substancialmente. Um joalheiro, como um agente cultural, é um mediador na comunicação de valores axiológicos e estéticos e pode atuar para públicos que são compostos pelo singular; além disso, seu trabalho ainda faz sentido se é único, até o ponto que sua imagem possa ser compartilhada.

Assim como no design, deve haver equilíbrio, reflexão e consciência sobre o modo como a mensagem é construida e passada, A jóia é equivalente a fala, e sendo assim, promove um sistema de várias equações que agem em níveis sutis da personalidade humana, levando a fortes reações, tanto químicas quanto físicas. Seu alcance aumenta com o numero de participantes na medida que esta experiência se multiplica. O simples ato de ver é acompanhado por uma emoção que é composta da cultura que possuímos pontuada por nossas experiências pessoais, e é dessa composição que os futuros moldes podem ser construidos.

Outra semelhança que a joalheria tem com o design é a sua intensificação  desde os anos 60. Trocando valores e fronteiras logo novas linguagens emergiram e se solidificaram. Se por um lado, diversidade trouxe vantagens que ofereceram novas oportunidades, também disseminou espécies perigosas cujo interesse principal é o dinheiro, isolando espécies endêmicas a territórios que estão sempre diminuindo.

Os problemas da produção que foram eliminados no começo do séc. XX abriram caminho para a praga que parece ter sido ainda mais terrível, o consumismo selvagem que caracteriza a sociedade fast-food ou o modelo neoliberal de globalização. Grupos no poder criam e promovem falsas necessidade, apelando ao consumismo como única forma de encontrar a felicidade terrena. Nenhuma pratica está intacta e as operações alcançam as mais diversas áreas incluindo o design e a joalheria."

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