postado por Ana Paula de Campos
Para dar continuidade às ideias apresentadas no texto anterior e articular o discurso (as palavras) à produção (as coisas) destaco algumas peças, dentre tantas outras possíveis, que possibilitam tornar mais evidente a produção joalheira no campo da arte.
Como explicitado anteriormente, trata-se de uma abordagem poética no território da arte contemporânea, cujo papel suplanta o território da beleza para habitar outras formas de sensibilidade, produzindo deslocamentos e criando novas subjetividades. Um dos aspectos que se evidencia na produção artística contemporânea de qualidade, segundo Suely Rolnik, é que nela “explicita-se de modo mais contundente que a arte é uma prática de problematização: decifração de signos, produção de sentido, criação de mundos”.
Assim, sobre a idéia de singularidade e distinção, algumas peças de Gijs Bakker (anos 70) e Gerd Rothmann (anos 80).
Gijs Bakker |
Gijs Bakker |
Gerd Rothmann |
‘Bootle Neck Chain’ (1988), de Bernhard Schobinger, remete o pensamento aos significados e riscos da ornamentação.
Bernhard Schobinger |
Sobre noções de ornamentação e decoração, novamente Gijs Bakker (1982) e Otto Künzli (1984)
Gijs Bakker |
Otto Künzli |
Sobre o excessivo apego à preciosidade dos materiais o bracelete ‘Gold makes you blind‘ (1980), também de Otto Künzli, (feito de borracha contém, em seu interior, uma esfera de ouro – Será?).
Otto Künzli |
‘Terrifying Beauty’(2009), de Burcu Büyükünal, explicita o quão deformada pode ser a noção presente nos esforços contemporâneos em busca de uma aparência idealizada, evidenciando o atual sentido distorcido da ideia de beleza.
Concebida para tornar belo, a jóia simboliza a estetização das coisas relativas ao corpo. As formas da beleza, transformadas historicamente, culminam na contemporaneidade para uma obsessão que permite confundir aparência com existência.
Para concluir, reforço novamente a importância de compreendermos as distinções entre as diversas abordagens presentes na produção joalheira contemporânea, o que não significa estabelecer uma hierarquia de importância ou valor. Tampouco revela-se uma intenção de tornar unânime a arte-joalheria como campo de interesse e atuação para todos. Trata-se apenas de apresentar diferenças e reconhecer que, nesse tempo permeado de interfaces, cruzamentos, diálogos, muitas vezes é estratégico fazer transitar qualidades e valores de um campo ao outro indiscriminadamente. Nesse sentido é preciso estabelecer parâmetros para uma análise criteriosa, já que as multiplicidades abarcam, como tudo, aspectos positivos e negativos, não devendo ser observadas de modo acrítico.
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