Pablo Picasso |
Alexander Calder |
Man Ray |
Conforme informa Doroteia Hortmann, está "em cartaz até o dia 13 de fevereiro de 2011 no Museu Nacional de Arte da Catalunha (MNAC), em Barcelona, a exposição "Joias de Artista - do Modernismo à Vanguarda" traz cerca de 300 peças, entre relógios, broches, pulseiras, colares e pingentes feitos por artistas como Hector Guimard, Anni Albers, Charlotte Perriand, Alexannder Calder, Pablo Picasso, Georges Braque e Salvador Dalí, entre outros.
As obras vieram de instituições públicas e de museus de todo o mundo, como o Metropolitan Museum of Art, The Museum of Modern Art, Whitney Museum of American Art (de Nova York); Victoria and Albert Museum (Londres); os museus de Artes Decorativas, d’Orsay e Rodin (de París); o Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofía de Madrid; e a Fundação Gala-Salvador Dalí de Figueras - que abriu uma exceção ao ceder algumas das joias mais emblemáticas de sua coleção, além do próprio MNAC e de várias coleções particulares."
Abaixo algumas fotos que a joalheira catalã Montserrat Lacomba tirou da exposição:
foto Montserrat Lacomba |
foto Montserrat Lacomba |
foto Montserrat Lacomba |
Vale a pena lembrar que a primeira exposição de Arte-Joalheria aconteceu no MOMA em 1946 com a presença de artistas como Calder. Na época, a presença de artistas plásticos funcionou como uma estratégia para dar credibilidade à exposição com muitos outros artistas-joalheiros desconhecidos *.
Clique nas imagens, para poder ler os textos, partes da documentação enviada a imprensa na época de lançamento da exposição :
postado por Mirla Fernandes
*CAMPOS, Ana Paula de. Jóia Contemporânea Brasileira. Reflexões sob a ótica de alguns criadores. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Artes), Universidade Mackenzie São Paulo, 1997.
Nenhum comentário:
Postar um comentário