28.9.12

Ar.Co: Open Studio 2012

Projeto Mapear um Percurso 
Orientação Cristina Filipe
Propôs‐se aos alunos de Joalharia III (Escola Ar.Co) um trabalho de representação do percurso entre a primeira peça de joalheria que realizaram no curso e a última, sob a forma de um mapa.
Um mapa não enquanto decalque rigoroso de um percurso, mas uma visão interpretativa da forma como cada participante guarda na sua memória essas vivências.
Esse mapa para além de uma obra plástica é também uma ferramenta no verdadeiro sentido da palavra. Um orientador de caminhos e um localizador de estados.
Depois do mapa concluído cada aluno(a) realizou a partir dele trabalhos a partir de 3 tópicos:
1.Passado x Descodificar – O Mapa enquanto Objecto Artístico – Objecto / Instalação
2.Presente x Corporizar – O Mapa no Corpo – Jóia / Incorporação
3.Futuro x Contestar/Sonhar – O Mapa enquanto imagem – Imagem / Digitalização
Para cada tópico o aluno criou um heterônimo.

Esta exposição mostra um seleção de alguns trabalhos desenvolvidos por Alice Gelin, Gabriela Coelho, Janea Dresler, Laura Rose

 
Gabriela Coelho
Alice Gelin

Laura Rose

Janea Dresler

Ao mesmo tempo ocorre a exposição do Projeto A Casa enquanto Espaço. A Casa enquanto Corpo orientado por Inês Nunes , Marília Maria Mira e  Typhaine le Monnier:  “A Casa é a nossa gabardina, o nosso segundo vestido, o mundo reservado só para nós, em oposição ao espaço público, onde estamos expostos a tudo e a todos. A casa é o nosso refúgio, serve para nos abrigar dos fenómenos naturais, oferece‐nos a privacidade e o conforto, composto por memórias, objectos que nos servem no dia a dia, que coleccionamos, guardamos e que finalmente fazem parte da nossa pessoa.”
A partir de diversos tópicos sobre o tema da casa enquanto espaço habitacional e corpo orgânico os alunos do Curso de Joalharia I e II e do Curso Nocturno de Joalharia desenvolveram múltiplas pesquisas e experiências das quais resultaram algumas joias e objetos expostos.

A Casa enquanto Espaço. A Casa enquanto Corpo

INFOS:
De  29 de Setembro a 3 de Outubro de 2012
2a a 4a das 10h às 13h e das 14h às 18h.
Ar.Co – Centro de Arte ee comunicação Visual
Quinta S.Miguel, Almada
21 295 38 38 ∙ almada@arco.pt ∙ www.arco.pt

6.9.12

MADE IN LATINOAMERICA



A Fundação  Otro Diseño tem prazer em anunciar sua aliança com NOVAJOIA e Walka Studio (Chile) para a promoção da ampliação, desenvolvimento, compreensão e apreciação da joalheria contemporânea como meio de expressão cultural da e na América Latina e Caribe e ara estimular o engajamento em um diálogo internacional. 



Nosso objetivo é gerar oportunidades para joalheiros e artistas latino americanos para explorar o potencial criativo e comunicativo da joalheria e para aumentar o publico que conhece as práticas de joalheria contemporânea no continente.

Isto será alcançado através do Made In Latinamerica, um projeto piloto de 3 anos que se focará em três áreas:

PENSAR.  A criação do Laboratorio de Ideas, um think tank multidisciplinar e panamericano ara estimular a análise vigorosa e criativa e a teorização da joalheria contemporânea. Atraves do Laboratorio de Ideas objetivamos definir o caráter da joalheria latino americana buscando maneiras de transformar  noções pré-existentes sobre as regiões, e ao mesmo tempo apresentando ideais sobre o que constitui uma sensibilidade particular, e ao mesmo tempo desenvolver ainda mais a habildiade de comunicação global.

APRENDER. A implementação do Taller Viajero, um extenso programa educacional baseado em uma compreensão mais livre do que é a joia, consistindo de uma série de nove diferentes workshops, cada um em distintas regiões do continente.  Taller Viajero objetiva prover aos joalheiros da America Latina um ambiente desafiador que encoraje um pensamento não ortodoxo e a experimentação, permitindo que adquiram uma linguagem pessoal poderosa ao mesmo tempo que desenvolvem um corpo de trabalho consistente e profissional. O programa é aberto a artistas residentes na America Latica interessados em desenvolver o conceito de joalheria como forma de expressão artísitica e que desejam inserir-se no cenário global. 

DISSEMINAR. O desenvolvimento de um programa de exposições que produzirá ao menos 3 exposições, concebidas com os maiores padrões de serviço educacional, apresentação e interação com o público, mostrando trabalhos de artistas profissionais e emergentes da América Latina. Essas exposições buscam gerar ao público regional a oportunidade de familiarizar-se com o conceito da joalheria contemporânea e para o público internacional, a compreensão das práticas do continente latino americano.

Made in Latin America esta sendo lançado agora em Setembro 2012 com o primeiro workshop  The Political Body, da artista norte-americana Shari Pierce.